quarta-feira, 30 de abril de 2014

NCIS

NCIS


NCIS (em Portugal Investigação Criminal) é uma série de televisão norte-americana sobre a agência federal Serviço de Investigação Criminal Naval (Naval criminal investigative service) que investiga todos os tipos de crimes que envolvem a Marinha dos Estados Unidos e o Corpo de Fuzileiros Navais e as suas famílias. O seriado é um spin-off da clássica série JAG (1995-2005) e começou a ser produzido pelo canal CBS em Setembro de 2003.
No dia 1 de Fevereiro de 2011, NCIS marcou recorde de audiência com o décimo terceiro episódio da oitava temporada, sendo assistido por 22,85 milhões de telespectadores. Desde a sua quinta temporada entrou para o top 10 de séries em audiência e actualmente é a série mais assistida dos Estados Unidos.
Possui uma série derivada (spin-off) com o nome NCIS: Los Angeles, que estreou nos EUA em 22 de Setembro de 2009, e conta com a participação de Chris O'Donnell (G. Callen), LL Cool J (Sam Hanna) e da actriz Portuguesa Daniela Ruah (Kensi Blye).
A série de TV é transmitida no Brasil no canal de TV a cabo AXN. Em Portugal a série é difundida, nos canais de TV a cabo FOX Crime, AXN e AXN HD, em sinal aberto passou na TVI até meio do ano de 2009, passando a partir de Setembro do mesmo ano a ser transmitida, em canal aberto, na SIC.
Actualmente encontra-se em sua 11ª temporada, que estreou em 24 de Setembro de 2013.
Em 13 de Março de 2014 foi renovada para sua 12ª temporada.

Enredo
NCIS é um seriado de acção dramático sobre uma equipa de agentes especiais cuja missão é investigar qualquer crime que tem provas ligadas a pessoas da Marinha, sem levar em consideração cargos e posições.
A equipa é liderada pelo experiente Agente Especial Sénior Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon), que conta com a ajuda do Agente Especial Anthony Dinozzo (Michael Weatherly), com a Agente Especial Ziva David (Cote de Pablo) e com o Agente Especial Timothy McGee (Sean Murray).
Auxiliando a equipa do NCIS também está a especialista forense Abigail "Abby" Sciuto (Pauley Perrette), uma talentosa cientista com um estranho estilo gótico mas que conquistou a simpatia de todos com seu jeito e o Dr. Donald "Ducky" Mallard (David McCallum), um médico legista cujo incrível conhecimento complementa toda a equipa, junto com seu assistente Jimmy Palmer (Brian Dietzen).
De assassinato a espionagem passando por ataques terroristas e submarinos roubados, estes agentes viajam o mundo para investigar todos os crimes relacionados a Marinha.

Elenco
Participante
Principal
Recorrente
Flashback/Voz (Agente Todd na 9ª temporada)


Actor/Actriz
Personagem
Cargo
Mark Harmon
Leroy Jethro Gibbs
Agente especial Supervisor
Michael Weatherly
Anthony "Tony" Dinozzo
Agente Especial Senior
Abby Sciuto
Especialista Forense
Donald "Ducky" Mallard
Chefe dos Legistas
Timothy "Tim" McGee
Agente Especial
Caitlin Todd
Agente Especial de Campo
Alan Dale
Thomas Morrow
Director NCIS
Brian Dietzen
Jimmy Palmer
Legista assistente
Lauren Holly
Jenny Shepard
Directora NCIS
Cote de Pablo
Ziva David
Agente Especial de Ligação MOSSAD-NCIS (Até a 7 temp.)
Agente Especial do NCIS (A partir da 8 temp)
Rocky Carroll
Leon Vance
Diretor NCIS
Emily Wickersham
Eleanor "Ellie" Bishop
Analista de Ligação NSA-NCIS
Agente Especial do NCIS


Personagem
Temporadas
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
Leroy Jethro Gibbs
Tony DiNozzo
Abby Sciuto
Donald "Ducky" Mallard
Timothy "Tim"McGee
Caitlin Todd
Thomas Morrow
Jimmy Palmer
Jenny Shepard
Ziva David
Leon Vance
Ellie Bishop

Personagens principais
•  Agente Especial Sénior Encarregado Leroy Jethro Gibbs
Interpretado por Mark Harmon, Gibbs é um ex-fuzileiro e atirador-de-elite da Marinha dos Estados Unidos da América e é o líder da equipa de investigação. Considerado um dos melhores agentes do NCIS, tem forte senso de comando e disciplina, e é capaz de ser tanto espirituoso quanto irado. Sua idade nunca foi revelada na série. Se dá muito bem com crianças, detesta piadas fora de hora, é viciado em cafeína e tem como hobby a carpintaria, sempre construindo, manualmente, barcos em seu porão. Costuma usar indiscriminadamente o elevador do NCIS para reuniões particulares. Gibbs é sedutor, é atraído especialmente por ruivas, e também já foi casado quatro vezes, tendo se divorciado das últimas três. Somente na terceira temporada se descobre a história de seu primeiro casamento, com Shannon Gibbs (Aviva Farber Shannon jovem e Darby Stanchfield), sua primeira e maior paixão, com a qual teve uma única filha, Kelly. Ambas foram mortas por um traficante mexicano em 1991, quando Gibbs lutava no Iraque. Transtornado, Gibbs matou o assassino em uma missão de vingança, e, em seguida, entrou para o NCIS, se tornando o assistente de Mike Franks, agente que investigara a morte de sua mulher e filha. A partir de então, a vida amorosa de Gibbs se tornou variada, porém efémera, com três novas esposas e várias namoradas, incluindo a futura directora Jenny Shepard. Tem sentimentos fortes para com toda a sua equipa, a quem considera uma grande família; em compensação, odeia intromissões de pessoas de fora da sua equipa em sua rotina de trabalho. Convidou Kate Todd para integrar sua equipa no primeiro episódio da série, e sentiu profundamente sua morte repentina. Tem uma relação bastante próxima, quase paternal, com Abby, e posteriormente com Ziva, a qual o salvou do temível terrorista Ari Haswari. Embora não goste do jeito debochado e exagerado de Tony e do linguajar complicado de McGee, demonstra confiança nos dois. Também tem com Ducky uma longa e sólida amizade, embora Gibbs quase sempre corte os monólogos intelectuais do dr. Mallard. Tinha uma relação bastante próxima com Jenny Shepard, a qual não se manteve com Leon Vance, o sucessor de Jenny, com o qual já teve vários conflitos. Dentre suas marcas registadas estão os tapas que dá na cabeça de sua equipa - especialmente DiNozzo -, geralmente ocasionados por piadas inconvenientes ou resultados frustrantes na investigação; e o seu conjunto particular de "Regras de vida", às quais rotineiramente volta durante suas investigações. A lista conta actualmente com 50 mandamentos (fora da ordem cronológica), dentre eles "Nunca deixe dois suspeitos juntos" (Regra n. 1) e "Limpe sua própria sujeira" (Regra n. 45).
•  Agente Especial Sénior Anthony DiNozzo
Interpretado por Michael Weatherly, na série é chamado de Tony, excepto por Gibbs, que o chama pelo sobrenome. Pertence a uma família de ítalo-americanos de Long Island. É um galã, mas que passa às vezes por grandes apuros, o que vai contra a máxima de que galãs só se dão bem. A experiência como policial de rua em Baltimore ajuda nas suas investigações. DiNozzo sabe tudo sobre filmes e vive comentando sobre filmes parecidos com as situações que eles estão vivendo na investigação (segundo ele, tal hábito foi criado pela mãe, que o levou várias vezes ao cinema antes de morrer). É considerado o "palhaço da classe", mas sabe quando é hora de demonstrar maturidade. Já teve vários romances, a maioria fracassados. Teve uma relação bastante próxima com Kate Todd, tendo ficado chocado com sua morte. Posteriormente, passa a nutrir uma paixão por Ziva, mas nunca conseguiu revelar os seus sentimentos. Em compensação, demonstrou em várias oportunidades que fará de tudo para protegê-la, como no início da sétima temporada, quando resgata Ziva de um acampamento terrorista e se justifica: "Acho que não conseguiria viver sem você." O relacionamento chegou ao fim com a despedida de Ziva, ocorrida na 11a. Temporada, na qual ambos, enfim, revelaram o que sentiam um pelo outro, antes da separação final. Chegou a liderar a equipa durante a breve aposentadoria de Gibbs, e sempre foi visto com confiança pelos directores do NCIS - tanto Jenny Shepard como Leon Vance lhe passaram missões paralelas secretas ao longo da série. Tem como pai Anthony DiNozzo Sr. (Robert Wagner), um charmoso e bem-humorado ex-magnata, com quem Tony tem diversos desentendimentos. A mãe de Tony, por quem ele tem um afecto intenso, porém discreto, morreu quando ele tinha 8 anos.
•  Agente Especial Timothy McGee
Interpretado por Sean Murray, McGee é um agente de campo razoavelmente afoito e o mais inexperiente da equipa, sendo chamado de "novato" por Tony. Em compensação, é um ex-académico do MIT (especialista em processamento de dados e afins), e um hacker eficiente, o que compensa eventuais fraquezas. Entra para a equipa de Gibbs na segunda temporada, mas faz participações esporádicas desde o primeiro ano, quando era um agente em Norfolk. Além de agente NCIS, ele também é escritor de sucesso (usando um pseudónimo, Thom E. Gemcity) e ganha um bom dinheiro com isso. Seu livro policial, Deep Six, foi baseado na rotina de sua própria equipa, e sua descrição dos companheiros causou várias reclamações por parte de Tony e Ziva. Demonstra em diversas ocasiões ser apaixonado por Abby, de quem recebeu de presente um cachorro baptizado por ela de Jethro (e que atacara McGee em uma investigação). Apesar de ser um "nerd", ele se dá bem com as mulheres, o que sempre surpreende Tony. Vários membros da família de McGee já apareceram na série. Sua irmã mais nova se chama Sarah (Troian Bellisario, que é meia-irmã de Sean Murray na vida real), e já esteve envolvida em mais de uma investigação do NCIS. Assim como o resto da equipa, tem problemas com o pai, o Almirante John McGee (Jamey Sheridan), que considera autoritário e distante, e com quem não falou durante 7 anos. Outro membro da família McGee a aparecer na série foi sua avó, Penelope Langston (Lily Tomlin), uma antiga activista política dos anos 70.
•  Agente Especial Júnior Ziva David
Interpretada pela actriz chilena Cote de Pablo, actuou da terceira até a sexta temporada como Oficial de Ligação NCIS/Mossad, tornando-se depois Agente Especial, após deixar o Mossad. Ziva é israelita, filha do director do Mossad e meia-irmã de Ari Haswari, terrorista que matou a agente Kate. Enviada pelo pai para matar o irmão, ganha a confiança de Gibbs ao salvar sua vida. Ao invés de voltar para Israel, Ziva é incluída na equipa de Gibbs por Jenny Shepard; Gibbs finge desaprovação, mas diz a Ziva em particular que ficou feliz com sua inclusão. Ziva é a mais truculenta da equipa, protagonizando cenas de extrema violência, alternando-as com outras bem cómicas, como seu "talento" para a direcção e falhas no idioma inglês. Diz ser apenas "colega" de Tony, mas também demonstra estar apaixonada por ele; no entanto, nenhum dos dois tem coragem para se declarar um ao outro. Ziva também demonstra especial carinho por Gibbs, a quem considera um pai - especialmente diante de sua relação conturbada com Eli David, seu pai e chefe do Mossad. Após ser capturada e torturada por terroristas na Somália no final da sexta temporada, é resgatada por Tony, McGee e Gibbs, e decide abandonar o Mossad para ficar só no NCIS. Em 10 de Julho de 2013, Cote de Pablo divulgou nota anunciando que não renovara o contrato com a CBS, e, consequentemente, deixaria o seriado. Segundo a actriz e a CBS, Ziva David ainda aparecerá na 11ª temporada "durante o tempo necessário para encerrar sua história", o qual, correspondeu aos dois primeiros episódios da nova fase. Houve forte comoção junto aos fãs, com abaixo assinados e fortes críticas à CBS, especialmente após fontes internas terem acusado a emissora de ter se recusado a renegociar o salário da actriz, forçando-a a se demitir, o que ainda serviria de exemplo para o resto do elenco, mostrando que apenas Mark Harmon seria "insubstituível". Em entrevista posterior, Cote apenas admitiu que sua saída "não estava prevista", e que poderia um dia regressar à atração. A justificativa encontrada foi que Ziva, atormentada pelo peso das mortes ocorridas em seu passado, decidiu abandonar a antiga vida, reconstruindo-a sozinha e em paz. Antes de permanecer em definitivo em Israel, Ziva e Tony, enfim, concluíram o seu relacionamento.
•  Chefe Especialista Forense Abigail "Abby" Sciuto
Interpretada por Pauley Perrette, Abby é talvez a personagem mais inverosímil da trama, mas com certeza é a mais carismática. Ela é uma cientista forense e é especialista em informática, genética, química, e quaisquer coisas que forem necessárias. Ela é cheia de tatuagens, viciada em cafeína, adepta de um estilo gótico, e quase não sai de seu laboratório. Bastante emotiva, é a mais abalada quando ocorrem mudanças na equipa, a quem considera como uma família, tendo ficado arrasada com as mortes de Kate, Jenny e Mike Franks. Tem um carinho especial para com Gibbs, a quem idolatra e com quem costuma até conversar em linguagem de sinais. Tem um hipopótamo de pelúcia chamado Bert e participa de uma equipa de boliche com um grupo de freiras. Admitiu dormir em um caixão. Demonstra ser apaixonada por McGee, tendo até já "se declarado", mas seu comportamento irreverente e despojado deixa McGee em dúvida sobre se ela estava sendo sincera ou não.
•  M.E Donald "Ducky" Mallard
Interpretado pelo actor escocês David McCallum, Ducky é o legista da equipa, um escocês com a estranha mania de conversar com seus mortos, e que possui um carro maravilhoso, com o volante do lado direito. Tem uma mente enciclopédica, sendo capaz de dissertar tanto sobre Shakespeare como sobre o número de canhotos na triboyanomami, mas quase sempre sendo interrompido por Gibbs, que prefere saber dos resultados práticos de seu trabalho. É um grande médico, e é uma das poucas pessoas que podem ser chamadas realmente de "amigos" por Gibbs. Ele é ajudado a partir da segunda temporada pelo auxiliar Jimmy Palmer (Brian Dietzen). A partir da quarta temporada, Ducky passa a fornecer também relatórios psicológicos para a equipa, após se formar nessa disciplina. Foi médico nas guerras do Afeganistão, nos anos 1980, e Bósnia. Gibbs afirma que na juventude Ducky parecia Illya Kuryakin (O Agente da U.N.C.L.E., papel realmente interpretado por McCallum no seriado de mesmo nome The Man from U.N.C.L.E., em 1964). Viveu com sua mãe, Victoria Mallard (Nina Foch) até a sexta temporada. Mais tarde, após a morte dela, herdou uma grande fortuna, e nomeou Gibbs como seu futuro testamenteiro, em homenagem a sua velha amizade. Sobreviveu a um enfarto ocorrido no final da nona temporada, mas permaneceu afastado do NCIS por alguns meses (10a. temporada), período no qual foi substituído pelo assistente Jimmy Palmer, por quem nutre um carinho paternal.
•  Diretor Leon Vance
Interpretado por Rocky Carroll, Vance apareceu pela primeira vez no episódio "Internal Affairs", como director assistente na 5 ª temporada. Ele é nomeado director após a morte da directora Jenny Shepard. É de Ohio, mas cresceu em Chicago, onde ele treinou para ser um boxeador. Leon Vance tem uma esposa, Jackie (assassinada na 10ª temporada, em um ataque contra a residência dos Vance que também matou o pai de Ziva), e dois filhos, Kayla e Jared. Tem estreito relacionamento com Eli David, diretor do Mossad, que o salvou de ser morto por espiões russos em uma missão na Europa anos atrás. Ao contrário da proximidade entre Jenny e Gibbs, Vance prefere cultivar uma relação distanciada e "mais profissional" com a equipa, o que geralmente provoca atritos e brigas entre ele e Gibbs, que em várias ocasiões demonstra simplesmente não confiar suficientemente no chefe. Ao longo do tempo, ambos passam a se respeitar mais. Apesar da aparência fria e distante, Vance demonstra se importar com o bem estar da família e dos amigos no NCIS, como fica demonstrado no início da décima temporada, logo após o atentado contra o NCIS. Esta aproximação se intensifica depois da morte da esposa, levando Vance a visitar o porão de Gibbs para conversar, e até mesmo chamar toda a equipa para uma reunião secreta no elevador.
•  Agente Eleanor Bishop
Interpretada por Emily Wickersham, ela entra na série a partir do nono episódio da 11a. temporada da série. Nos primeiros episódios em que ela aparece, ela é uma agente da NSA que auxiliará Gibbs em uma investigação envolvendo a nova Secretária da Marinha, que foi "grampeada" por intermédio de uma caneta-escuta. Bishop entra na série como personagem principal no episódio 12 da 11ª. temporada já como Agente Especial do NCIS. Por enquanto, é apenas descrita como brilhante, misteriosa e determinada, sendo ainda especialista em relações internacionais.

PERSONAGENS RECORRENTES
•  Caitlin "Kate" Todd: interpretada por Sasha Alexander, Kate é recrutada para trabalhar no NCIS no primeiro episódio da série, fazendo parte do elenco principal nas duas primeiras temporadas. Antes de entrar para o NCIS, Kate fazia parte do Serviço Secreto americano, sendo responsável pela segurança do Presidente dos EUA quando a bordo do Air Force One. É uma exímia desenhista, e também bastante emotiva, inclusive com pessoas envolvidas nas investigações de que participou, o que lhe trouxe vários problemas e decepções. Ganha rapidamente a confiança de Gibbs, bem como a amizade de Abby e o carinho de Tony, com o qual ensaia um romance. É morta pelo terrorista Ari Haswari no final da segunda temporada, chocando a todos, principalmente Gibbs, e é substituída na equipa por Ziva David, a meia-irmã e executora de Ari. A morte repentina de Kate, que chocou o público e surpreendeu a crítica, também se deveu ao desejo da própria actriz Sasha Alexander em deixar o programa, segundo o criador Donald Bellisario.
•  Jimmy Palmer: interpretado por Brian Dietzen, é o auxiliar do Dr. Mallard desde o final da primeira temporada, Embora normalmente creditado em um papel recorrente, Dietzen foi creditado como "estrelando" desde a sexta temporada, e entrou para o elenco principal a partir da décima temporada. Jimmy, referido por Tony como "Autopsy Gremlin", tem diabetes, e às vezes é muito atrapalhado, especialmente diante de Gibbs. Tem grande admiração pelo chefe Ducky, tentando imitá-lo sempre que pode, quase sempre com um resultado cómico. No final da nona temporada, se casou com a namorada, Breena Slater, e atuou como legista substituto no início da décima temporada, após o enfarto do Dr. Mallard.
•  Tobias Fornell: interpretado por Joe Spano, Fornell é um Agente Especial do FBI. Era casado com a ex-esposa do Gibbs, mas ela o deixou, e tem uma filha Emily. Ele e Gibbs possuem uma grande amizade, o que quase sempre leva o FBI a escolhê-lo como o agente responsável em casos envolvendo as duas agências. Isso não impede nem Fornell nem Gibbs de mentirem um para o outro durante uma investigação, se necessário.
•  Mike Franks: interpretado por Muse Watson, é Agente Especial aposentado de NIS (Naval Investigative Service, antes de mudar para NCIS em 1992). É ex-mentor do Gibbs. Vive no México desde a aposentadoria, e volta para os EUA pela primeira vez no penúltimo episódio da terceira temporada (Hiatus (part 1), a pedido da directora Jenny Shepard, para ajudar Gibbs a recuperar a memória. Normalmente se refere a Gibbs como "novato" ("probie"), mesmo apelido usado por Tony com McGee. Franks se torna um personagem recorrente na série, participando de diversos momentos marcantes, como a morte da diretora Shepard e o sequestro do pai de Gibbs no início da oitava temporada. Segundo Gibbs, Franks deixou o NCIS depois que a agência ignorou seus avisos sobre Osama bin Laden, já em 1996. Foi morto no final da 8ª temporada pelo "Assassino de porto-a-porto" (Port-to-port Killer), mas reapareceu em espírito no episódio 200 da série, quando Gibbs encara o limiar entra a vida e a morte e revê todos que passaram pela sua vida.
•  Jenny Shepard: interpretada por Lauren Holly, é directora do NCIS, e integrante do elenco principal da série, da 3ª temporada até o final da 5ª, quando é assassinada. Foi parceira de Gibbs no passado em uma missão em Paris, período no qual ambos tiveram um caso. Embora apaixonada por Gibbs, Jenny optou por subir na carreira, escolha da qual demonstraria profundo arrependimento no final da vida. Ela teve como inimigo "La Grenouille", ou "Frog" (Armand Assante) um traficante de armas que teria levado seu pai ao suicídio. "La Grenouille" foi misteriosamente assassinado na quinta temporada, e Jenny se tornou a principal suspeita. Foi inocentada por Trent Kort, que assumiu a culpa. Mas Gibbs descobre, pouco antes da morte de Jenny, que ela também participou do crime. Foi a directora mais próxima de Gibbs e sua equipa, graças aos laços de amizade e amor com Gibbs. Descobriu ser portadora de uma grave doença durante a quinta temporada (o nome da doença nunca foi revelado), a qual a mataria em pouco tempo. Morreu em um tiroteio no penúltimo episódio da quinta temporada, Judgment Day (part 1), ao enfrentar, ao lado de Mike Franks, pistoleiros contratados pela russa Natasha, uma criminosa que ela deveria ter matado anos antes, em Paris, mas que acabou poupando por pena. Sua morte em um tiroteio foi considerada por Ducky "uma saída menos dolorosa". Gibbs vingou sua morte, matando Natasha, e incendiou a casa de Jenny para ocultar a real causa de sua morte e também para impedir que a verdade sobre seu erro do passado fosse descoberta.
•  Jackson Gibbs: interpretado por Ralph Waite, é o pai de Leroy Jethro Gibbs. Viúvo, ainda vive na pequena cidade de Stillwater e nunca deixou seu filho tocar em seu rifle. Ambos sempre tiveram um relacionamento difícil, tendo se afastado após a morte da mulher de Gibbs, Shannon, porém foram se reconciliando aos poucos.
•  Anthony DiNozzo Sr.: interpretado por Robert Wagner, é o pai de Tony e possui muitos negócios. Apareceu pela primeira vez somente na oitava temporada, mas foi mencionado por Tony várias vezes desde o início da série. Mesmo após praticamente falir (como revelado na nona temporada), ainda tem forte amizade com alguns dos maiores milionários do mundo, o que lhe garante uma vida confortável. Seu relacionamento com seu filho é no mínimo interessante, uma vez que, assim como Tony, DiNozzo Sr. é sedutor e galante com as mulheres. Acaba se tornando uma figura querida na equipa, graças ao bom humor, para desespero de Tony. Ele já foi uma pessoa de interesse mais de uma vez nas investigações.
•  Eli David: interpretado por Michael Nouri, é o Director do Mossad (serviço secreto de Israel). Possui três filhos, entre eles Ziva David e Ari Haswari. Cuidou de Ari com o propósito explícito de infiltrá-lo no Hamas como agente duplo, o que lhe valeu o ódio eterno do filho. Por outro lado, não hesitou em tentar destruir a reputação de Ziva no NCIS para tê-la de volta ao Mossad. Embora pareça indiferente e manipulador para com seus filhos, Eli precisa contrabalançar seus sentimentos para com suas responsabilidades de cuidar de seu país. Tem uma história com o Director Vance desde Amesterdão, quando Eli salvou a vida de Vance de um esquadrão de ataque russo. Em seus últimos dias, tentou se reconciliar com Ziva e iniciar negociações secretas com o Irão pela paz no Médio Oriente. Foi morto no episódio 11 da décima temporada, Shabbat shalom, junto com a mulher do director Vance, Jackie, em um ataque surpresa à casa do director Vance.
•  Trent Kort: interpretado por David Dayan Fisher, é uma agente da CIA conhecido por defender seus próprios interesses. Apareceu pela primeira vez como guarda-costas do criminoso "La Grenouille" na quarta temporada, mas depois se descobriu que ele trabalhava disfarçado, o que não o impediu de tentar matar Tony no início da quinta temporada para afastá-lo do gangster e de sua missão. Kort já participou também de NCIS: Los Angeles. Perde um olho durante a 8ª temporada.
•  Abigail Borin: Interpretada por Diane Neal, é uma Agente do Serviço Investigativo da Guarda Costeira (CGIS). Tem grandes semelhanças com Gibbs, não apenas por já ter sido Fuzileira, tendo servido como Sargento no Iraque, mas também por seus métodos de investigação, em que se baseia em seus instintos. Borin trabalha frequentemente com Gibbs e sua equipa, nos casos em que as jurisdições do NCIS e do CGIS se sobrepõem, o que às vezes ocasiona alguns conflitos de comando. Assim como Gibbs, Borin também sofreu uma perda pessoal: a morte de seu namorado, também Fuzileiro, em um atentado no Iraque, fato que a motivou a tornar-se uma investigadora.
•  Erica Jane "EJ" Barrett: interpretada por Sarah Jane Morris, é uma agente NCIS que assumiu a liderança da equipa de Rota, Espanha (cargo recusado por Tony). Transferida para Washington, tem um caso com Tony. No final da oitava temporada sabe-se que EJ é sobrinha do SecNav Davenport, o que implicou no fim virtual de sua carreira do NCIS e na renúncia do tio ao cargo que ocupava.
•  SecNav Davenport: ë o primeiro secretário da Marinha a aparecer na série, em sua sexta temporada. Indicou Vance para suceder Jenny Shepard, porém, não confiando inteiramente nele, além de isolá-lo em certas reuniões, deu secretamente a Gibbs o seu relatório pessoal, para que o agente tirasse suas próprias conclusões - e avaliasse se era confiável ou não. É arrogante e manipulador, porém não resistiu à descoberta de que protegeu e ajudou a transferir sua sobrinha de uma base na Espanha para a capital americana, renunciando ao posto após a morte do "assassino de porto-a-porto", que ele ajudou a capturar. Interpretado por Jude Cicciolella.
•  SecNav Clayton Jarvis: é o novo Secretário da Marinha, após a renúncia do Secretário Davenport. É um político astuto, e velho amigo de Vance. Foi assassinado em um atentado terrorista no primeiro episódio da 11a. Temporada. Interpretado por Matt Craven.
•  SecNav Sarah Porter É a sucessora de Jarvis, assumindo o posto após seu assassinato. Determinada a punir os autores do crime, demonstra estar menos interessada em leis e mais em resultados. É interpretada pela actriz Leslie Hope.
•  Ari Haswari: interpretado por Rudolf Martin, é um terrorista, filho do Director do Mossad Eli David e meio-irmão de Ziva. Aparece apenas em seis episódios, sendo o primeiro Bête noire, na primeira temporada, mas se torna imediatamente um dos maiores e mais temíveis inimigos de Gibbs em toda a sua carreira. Antes agente do Mossad, se tornou agente duplo do Hamas e da al-Qaeda, para vingar sua mãe, a médica Hasmia Haswari, morta em um bombardeio israelense. Frio e calculista, é extremamente inteligente, especialmente em relação a medicina, uma vez que se formou na Universidade Médica de Edinburgh (a mesma que Dr. Mallard), é também sedutor, capaz de confundir os sentimentos de suas vítimas, embora não tenha pudores em matar para alcançar seus objectivos. Alvejou Gibbs e o assistente de Ducky, Gerald Jackson no ombro, ao se infiltrar no NCIS pelo necrotério, conseguindo escapar. Assassinou Kate Todd no final da 2ª temporada, e praticou diversos ataques aos membros do NCIS no início da terceira temporada, até, finalmente, ser morto pela meia-irmã, Ziva David, no instante em que ia executar Gibbs em seu porão.
•  Thomas Morrow: interpretado por Alan Dale, é o director do NCIS nas duas primeiras temporadas. Ao contrário dos sucessores Jenny Shepard e Leon Vance, pouco participava das investigações da equipa de Gibbs, com o qual manteve uma relação cordial. Deixa o posto no início da terceira temporada parra assumir um cargo na Secretaria de Defesa. Reaparece na décima temporada da série, para alertar o NCIS acerca de um grande perigo para os EUA.
•  Gerald Jackson: interpretado por Pancho Demmings, é o primeiro assistente de Ducky na série. Para evitar os longos monólogos do chefe, geralmente trabalha ouvindo rádio com fones de ouvido, o que deixa o dr. Mallard furioso. Foi baleado por Ari Haswari quando este invadiu o NCIS pelo necrotério, e, enquanto se recuperava, foi substituído por Jimmy Palmer (Brian Dietzen). Antes de voltar, um ano depois, foi novamente sequestrado por Ari, que pretendia chamar a atenção de Ducky. Após ser libertado, deixou em definitivo o NCIS.
•  La Grenouille: interpretado pelo francês Armand Assante, é o grande vilão da quarta e quinta temporadas. Traficante internacional de armas, é perseguido há anos por Jenny Shepard, que busca vingança pessoal, por acreditar que ele matou seu pai e depois fez parecer que a vítima tinha se suicidado. Também é monitorado pela CIA, através do agente disfarçado Trent Kort, mas a CIA o tolera; em troca ele passa informações falsas aos iranianos. Seu nome verdadeiro é René Benoit, e ele tem uma filha, Jeanne, com quem Tony se envolve a mando de Jenny, mas por quem acaba se apaixonando. Apesar de perigoso, La Grenouille demonstra não ser uma pessoa violenta, e sim culta e refinada. Após um atentado, La Grenouille pede proteção ao NCIS, em troca de sua aposentadoria e de delação premiada, mas Shepard se recusa a protegê-lo. Logo depois, seu corpo é encontrado boiando no mar, e o FBI inicia uma investigação que coloca Jenny e Tony como principais suspeitos. Kort acaba assumindo a culpa, alegando que La Grenouille queria largar os negócios e, por isso, se tornara inútil para a CIA.
•  Delilah Fielding: interpretada por Margo Harshman, é analista de tecnologia do Departamento de Defesa, e namorada do Agente Timothy McGee. Ao participar de um evento no qual seria homenageada, Delilah torna-se vítima de um atentado praticado pelo terrorista paquistanês Benham Parsa, e fica paralítica em decorrência dos ferimentos sofridos. Sua nova condição torna-se um obstáculo a ser superado por ela e McGee para que consigam manter seu relacionamento.

CROSSOVERS
·  JAG:  O piloto de NCIS foi composto por dois episódios da oitava temporada de JAG, "Ice Queen" e "Meltdown" (2003). Foram então introduzidos os personagens Gibbs, Dinozzo, Abby e Ducky. Os personagens Lt. Bud Roberts (Patrick Labyorteaux), Lt. Cmdr. Faith Coleman (Alicia Coppola) e Cmdr. Michael Rainer (Adam Baldwin) reprisaram seus papéis de JAG em episódios de NCIS.
·  NCIS: Los Angeles: o spin-off foi lançado em um episódio duplo em NCIS "Legend: parte 1 e parte 2" (6x22 e 6x23). As duas séries compartilham o mesmo Director, Vance, que teve várias participações e seu nome é citado sempre. Abby também já participou algumas vezes do spin-off.

RESUMO DAS TEMPORADAS
TEMPORADAS
EPISÓDIOS
INÍCIO
TÉRMINO
EXIBIÇÃO NOS EUA
AUDIÊNCIA EUA (MILHÕES)
INTRODUÇÃO
2
22 DE ABRIL DE 2003
29 DE ABRIL DE 2003
2003
13.74
1
23
23 DE SETEMBRO DE 2003
25 DE MAIO DE 2004
2003 – 2004
11.84
2
23
28 DE SETEMBRO DE 2004
24 DE MAIO DE 2005
2004 – 2005
13.63
3
24
20 DE SETEMBRO DE 2005
16 DE MAIO DE 2006
2005 – 2006
15.30
4
24
19 DE SETEMBRO DE 2006
22 DE MAIO DE 2007
2006 – 2007
14.50
5
19
25 DE SETEMBRO DE 2007
20 DE MAIO DE 2008
2007 – 2008
15.65
6
25
23 DE SETEMBRO DE 2008
19 DE MAIO DE 2009
2008 – 2009
17.89
7
24
22 DE SETEMBRO DE 2009
25 DE MAIO DE 2010
2009 – 2010
19.33
8
24
21 DE SETEMBRO DE 2010
17 DE MAIO DE 2011
2010 - 2011
19.96
9
24
20 DE SETEMBRO DE 2011
15 DE MAIO DE 2012
2011 - 2012
19.23
10
24
25 DE SETEMBRO DE 2012
14 DE MAIO DE 2013
2012 - 2013
19.29
11
24
24 DE SETEMBRO DE 2013
13 DE MAIO DE 2014
2013 - 2014
N/A
12
N/A
SETEMBRO DE 2014
MAIO DE 2015
2014 - 2015
N/A


Sem comentários:

Enviar um comentário